Rio -  Em texto divulgado em seu blog para desenvolvedores, o Facebook anunciou na última quarta-feira (9) que em breve vai inaugurar o App Center. A nova seção vai reunir os aplicativos mais interessantes para Android e iPhone, além de programas criados na linguagem HTML5.
Segundo o blog, cada aplicativo listado contará com uma página de detalhes. No caso de aplicativos nativos de iPhone e Android, o download ou venda não será feito por meio do Facebook. A App Center simplesmente encaminhará o usuário para as lojas da Apple e do Google. É nessas lojas que o usuário baixará os aplicativos e, no caso dos pagos, concluirá a compra.
Loja venderá aplicativos web | Foto: Divulgação
Loja venderá aplicativos web | Foto: Divulgação
Mas a App Center terá também um mecanismo para vender aplicativos baseados em HTML5. Esses aplicativos funcionam diretamente no navegador e não exigem download por meio de uma loja de aplicativos. Por isso, poderão ser vendidos por meio do App Center.
O Facebook afirma que usará dados como avaliação dos usuários e nível de engajamento para selecionar os aplicativos que serão destacados no App Center. Segundo a empresa, aplicativos com design ruim, baixas avaliações e estejam fora das regras de desenvolvimento não serão destacados.
O acesso ao App Center poderá ser feito por meio da web ou dos aplicativos do Facebook para iPhone e Android. Ainda não há uma data para que a loja comece a funcionar, mas o Facebook está estimulando os desenvolvedores a conhecer o novo sistema. Mais informações (em inglês) podem ser obtidas no blog para desenvolvedores do Facebook.