Rio -  O prêmio 'Traveler’s Choice Awards 2012', do site Trip Advisor, que celebra os melhores destinos turísticos de praia ao redor do mundo, põe o Brasil entre os vencedores. Na categoria América do Sul, seis lugares no País foram selecionados. O Rio de Janeiro é o primeiro colocado, seguido de Natal (RN), Búzios (RJ) e Florianópolis (SC). Paraty (RJ) está em sexto lugar, e Salvador aparece em nono. O Rio de Janeiro também recebeu premiação na categoria Global, que coloca a cidade entre os 25 melhores destinos de praias do mundo.
Praias do Arpoador e Ipanema | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Praias do Arpoador e Ipanema | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Praia do Leblon: 'caribe carioca' | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Praia do Leblon: 'caribe carioca' | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
“A promoção contínua desses destinos turísticos, que fazem parte dos produtos que divulgamos no exterior, começa a gerar resultados efetivos”, comemora o diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marcelo Pedroso. Para ele, a presença de destinos brasileiros na lista das melhores praias é um indicativo do potencial do Brasil neste segmento. “Dentre as opções de lazer, sol e praia motivam 60,2% da vinda de turistas estrangeiros ao Brasil, o que nos mostra que nossos atrativos realmente agradam os visitantes internacionais”.
Os prêmios 'Travelers’ Choice Awards' representam avaliações e opiniões de milhões de viajantes, que no portal de viagens Trip Advisor, um dos maiores do mundo, interagem e dão dicas a outros turistas. O viajante encontra também recursos de planejamento, além de contar com links para ferramentas de reservas de hotéis.
No mundo, Caribe se destaca
Pelo mundo, o destino nº 1 é Providenciales, no Caribe, com praias de areias bem brancas e mar tranquilo, claro. O enorme recife de coral é apontado como a melhor opção para famílias e mergulhadores.
Providenciales, no Caribe | Foto: Divulgação
Providenciales, no Caribe | Foto: Divulgação
O destino nº 2 é também no Caribe: Palm Beach e Eagle Beach, praias paradisíacas de Aruba. Natação e exploração da natureza em mergulhos são algumas das alternativas para os visitantes, que podem ver o famoso Pedernales, um petroleiro que naufragou, torpedeado. Como Aruba é uma pequena ilha, é possível percorrer seus 32 km de bicicleta ou lambreta.
Palm/Eagle Beach | Foto: Divulgação
Palm/Eagle Beach | Foto: Divulgação
O terceiro destino do ranking é Tulum, no México. Ao sul de Playa del Carmen, com mata exuberante, a cidade tem ruínas maias e hotéis de luxo. Passeio de bicicleta ou um dia nas praias calmas de areia branca são imperdíveis.
Castelo de Tulum | Foto: Divulgação
Castelo de Tulum | Foto: Divulgação