Rodoviária vira cabo de guerra
Enquanto Paes defende transferência, governo do estado estuda ampliação do terminal
POR FRANCISCO EDSON ALVES
Rio - Enquanto o prefeito Eduardo Paes planeja transferir a Rodoviária Novo Rio da Zona Portuária para outra região da cidade, o governo do estado já negocia projeto de expansão do terminal exatamente onde ele está. A Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado (Coderte) tem até o desenho de como ficaria, já sem a Perimetral e, portanto, dentro dos planos do Porto Maravilha.
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Ontem, Paes confirmou a intenção de retirar o terminal do Porto, pois não seria área central. Segundo ele, terreno do Dnit na Av. Brasil perto do Trevo das Margaridas seria o “local ideal”. “Irajá é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção, onde dá para construir uma super rodoviária”, afirmou, salientando que ali seria ponto de integração dos novos corredores de ônibus BRTs.
Em nota, o presidente da Coderte, Ronaldo Francisco, defende que a atual região facilita a locomoção da população e dos turistas: “O terminal está em área central, necessitando que a prefeitura proceda sua adequação implementando melhorias no entorno”.
R$ 20 milhões em dois anos
A Socicam, empresa que administra a rodoviária, rebateu declarações do prefeito Eduardo Paes. Em nota, disse que a posição da rodoviária é estratégica e lembrou que, desde 1990, quando iniciou o contrato com o governo estadual, investiu R$ 50 milhões em — R$ 20 milhões só nos últimos dois anos — em melhorias de suas instalações de olho na Copa 2014 e Olimpíadas 2016.
Usuários da Novo Rio temem a transferência da rodoviária. “Rodoviária em Irajá não é uma boa, o trânsito na Av. Brasil já é caótico”, afirmou o analista de sistemas Fábio Viana, 34.“O trem e o metrô é que deveriam se integrar à rodoviária, que é bem-localizada”, disse a agente de aeroporto Larissa Ferreira, 18.
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Em imagem divulgada pela Coderte, área aparece revitalizada, com 3 torres e já sem o Elevado da Perimetral | Foto: Divulgação
Na imagem divulgada ontem pela Coderte, a área de 28 mil m² aparece totalmente revitalizada, com três prédios de cerca de 40 andares. Segundo a companhia estadual, o projeto está “em estágio avançado de finalização”.Ontem, Paes confirmou a intenção de retirar o terminal do Porto, pois não seria área central. Segundo ele, terreno do Dnit na Av. Brasil perto do Trevo das Margaridas seria o “local ideal”. “Irajá é, sem dúvida nenhuma, a melhor opção, onde dá para construir uma super rodoviária”, afirmou, salientando que ali seria ponto de integração dos novos corredores de ônibus BRTs.
Em nota, o presidente da Coderte, Ronaldo Francisco, defende que a atual região facilita a locomoção da população e dos turistas: “O terminal está em área central, necessitando que a prefeitura proceda sua adequação implementando melhorias no entorno”.
R$ 20 milhões em dois anos
A Socicam, empresa que administra a rodoviária, rebateu declarações do prefeito Eduardo Paes. Em nota, disse que a posição da rodoviária é estratégica e lembrou que, desde 1990, quando iniciou o contrato com o governo estadual, investiu R$ 50 milhões em — R$ 20 milhões só nos últimos dois anos — em melhorias de suas instalações de olho na Copa 2014 e Olimpíadas 2016.
Usuários da Novo Rio temem a transferência da rodoviária. “Rodoviária em Irajá não é uma boa, o trânsito na Av. Brasil já é caótico”, afirmou o analista de sistemas Fábio Viana, 34.“O trem e o metrô é que deveriam se integrar à rodoviária, que é bem-localizada”, disse a agente de aeroporto Larissa Ferreira, 18.
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